27/10/2021 12:52

Presidente da APCEF/PE debate PEC 32 em encontro da AGECEF/PE

822258fc-d261-4697-8ee1-00450224841c.jfif

Proposta de Emenda à Constituição foi discutida com deputado Tadeu Alencar e vice-presidenta da Aduferpe, professora doutora Erika Suruagy.  

Na última segunda-feira à noite (25), o presidente da APCEF/PE, Marconi Apolo, participou do Encontro Sobre a PEC 32 (Reforma Administrativa), promovido pela AGECEF/PE, entidade que Apolo é vice-presidente do Conselho Deliberativo.

Compuseram a mesa de debate o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), a vice-presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Aduferpe, professora doutora Erika Suruagy; os presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Associação anfitriã, Orlando Sobral e Murilo Alves, além do presidente da FENAG, Mairton Neves.

Os debatedores teceram acerca de seus pontos de vistas, perspectivas e entendimento sobre as ações da categoria frente à Proposta de Emenda à Constituição 32 que restringe a estabilidade e extingue, por exemplo, a incorporação de função e o adicional por tempo de serviço, além de impor a aposentadoria a trabalhadores aposentados pelo RGPS - Regime Geral de Previdência Social, entre outros pontos.

O presidente da APCEF/PE falou da relevância de trazer para discussão um tema que tanto aflige a categoria, a importância de as entidades assumirem essa frente para que as pessoas tenham um nível de consciência desejada em relação ao assunto: “é fundamental tratarmos dos riscos, ameaças e impactos, sobretudo, nas relações de trabalho dos empregados da CAIXA. O momento é inadequado. Estamos em fim de mandato de governo e é inapropriado de se discutir um tema que afeta a qualidade dos serviços públicos e a vida de todos os brasileiros”.

O diretor financeiro da APCEF/PE, Paulo Roberto Moretti, acompanhou o evento realizado no Auditório do Empresarial RioMar Trade Center, junto ao vereador de Olinda-PE, Everaldo Silva, empregado CAIXA, e ao secretário de Fazenda de Camaragibe/PE, Alex Norat, além de diretores, conselheiros e associados da AGECEF/PE que também assistiram à transmissão ao vivo no canal oficial da Associação promotora no YouTube. 

À mesa, o deputado Alencar ressaltou que esta PEC implica no desmonte do serviço público, mitigando a importância de princípios como do concurso público e da estabilidade, essenciais ao exercício da função pública de modo republicano e impessoal. O parlamentar também e reforçou sua “firme posição contra esse projeto que ataca e desmonta o serviço público, em mais uma ação clara de retrocesso no Brasil, na visão deliberada de diminuir drasticamente a presença do Estado, mesmo em áreas em que ele se faz essencial, num País de tamanha desigualdade”.

Em sua página oficial do Instagram, o congressista enalteceu a iniciativa da AGECEF/PE ao divulgar sua participação no encontro: “desde a CCJ, temos trabalhado incansavelmente para barrar essa PEC e, em larga medida o temos conseguido, a partir de uma grande unidade e forte mobilização dos servidores e da sociedade brasileira que está enxergando que isso não atende aos interesses do País”.

Sobral ressaltou “ser este um momento tão importante em nossas vidas de debate, por muitas vezes, a nós, renegado, por isso, o trouxemos este fato inédito na história da nossa Associação”.

Alves também enfatizou a importância do debate: “um dos principais motivos foi discutirmos e trazermos às vistas, ao conjunto de profissionais diretamente envolvidos, diversos aspectos relevantes não somente ao serviço público, pois, certamente, o pano de fundo é o Estado. Nosso objetivo é fazer uma reflexão, entender os impactos e nos posicionar perante este movimento. Esta é uma briga de todos nós, se não tivermos um corpo forte, não conseguiremos a sustentação e resposta necessária”.

Assista ao debate pelo canal oficial da AGECEF/PE no YouTube: https://bit.ly/3vL7VWs

 

#FENAE #APCEFPE #APCEF #PEC32 #DeputadoFederalTadeuAlencar

Compartilhe