17/11/2015 13:36

Faça parte do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa

MCPC2015.png

Faça sua adesão ao MCPC e invista em cultura. Prazo encerra-se em 17 de dezembro

O Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) consiste em uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) com o objetivo de incentivar e promover o acesso à cultura brasileira.

O mecanismo do Movimento, que integra os mais de 130 mil empregados da ativa e aposentados da Caixa em todo o País, promove, por meio da adesão, a doação espontânea de valores revertidos, posteriormente, em ações e projetos culturais espalhados pelo Brasil, no próximo ano. Vale lembrar que o valor pode ser deduzido na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

A iniciativa, com início em 2006 pelo projeto “Eu Faço Cultura”, atua como facilitador do direito de todo cidadão brasileiro à cultura. Até agora, foram mais de 600 mil pessoas beneficiadas diretamente, além de 200 eventos em mais de 70 cidades.

Se interessou? Confira, abaixo, as principais dúvidas e participe!

- Quem pode aderir ao MCPC?

Empregados e aposentados da Caixa, Caixa Seguradora, PAR Corretora, Fenae Federação, Funcef e APCEFs que farão a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016/ano calendário 2015 no modelo completo.

- Quanto eu posso destinar para o projeto?

A Lei Rouanet prevê que Pessoas Físicas possam doar até 6% do Imposto de Renda devido.

- Como eu faço para aderir ao MCPC?

No momento da adesão, o interessado informa o limite que quer destino ao projeto. A FENAE antecipa o valor por você e o credita na conta do projeto. Na hora de declara o seu imposto, você vai informar o valor destinado e assim terá o benefício fiscal previsto.

- Com fica o valor da adesão em caso de restituição ou imposto a pagar?

Caso você tenha restituição, o valor virá acrescido à sua restituição. Em caso do imposto a pagar, o valor destinado será descontado da quantia a ser paga ao governo.

- Como o valor da adesão será retirado da minha conta corrente?

O valor será retirado por meio de débito em conta, conforme autorizado no momento da adesão. Dias antes dessa operação, o MCPC envia e-mail informando a data, o valor e os dados bancários em que ocorrerá o débito.

- Faz diferença destinar o valor máximo ou mínimo para o projeto?

Para você não vai fazer diferença, no entanto, cada real a mais conta. Doando a quantidade máxima estipulada, você pode ajudar ainda mais pessoas a terem suas vidas transformadas pela cultura.

Você já conhece o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC)? Se ainda não conhece, está na hora de conhecer. E se já ouviu falar, está na hora de fazer parte. Essa é uma iniciativa muito bacana da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), de incentivo à cultura brasileira.

O Movimento envolve, exclusivamente, os mais de 130 mil empregados e aposentados da Caixa em todo o Brasil. Sua mecânica prevê, por meio da adesão, a doação espontânea de valores, que serão investidos em ações e projetos culturais em todo o país no ano seguinte, podendo este valor ser deduzido na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Dessa forma, o MCPC atua como um facilitador do direito que todo cidadão brasileiro, e neste caso, o pessoal da Caixa, tem de direcionar até 6% do Imposto Devido para projetos culturais, sem custo algum para o doador, conforme previsto na Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura, a chamada Lei Rouanet.

O Movimento foi lançado em 2006 com o projeto “Eu Faço Cultura”, que em toda a sua história já atingiu mais de 600 mil pessoas, entre participantes das oficinas e espectadores dos shows, em cerca de 200 eventos nas mais de 60 cidades brasileiras onde atuou.

De lá para cá, todos os anos, o formato do projeto se modifica, assumindo em 2014 a característica de Dia Cultural, levando às comunidades com fragilidades sociais de cidades diversas, cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, de fotografia, de percussão e de artes plásticas, além de workshops e muitas outras ações culturais. Em 2015, o formato mudará novamente, e dessa vez com investimentos em ações e produtos culturais de terceiros em todo o País.

Então, está esperando o que para fazer parte também? Entre no site do movimento, saiba outras informações e faça já sua adesão clicando no link abaixo!

Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC)

 

- See more at: http://www.apcefrn.org.br/portal/rn/informacoes/noticias-apcef/faca-parte-do-movimento-cultural-do-pessoal-da-caixa.htm#sthash.DpJXyb5h.dpuf

Compartilhe