08/07/2021 16:16

Entidades de bancários são atendidas e Ministério da Saúde inclui categoria na vacinação prioritária

d7065b2a-8adc-476a-b7bd-05e8605f408e.jfif

Conquista é resultado de luta dos movimentos associativos e sindicais dos bancários. Presidente da APCEF/PE cumpriu agenda nacional junto às autoridades.

            Após intensa mobilização das entidades representativas de empregados da CAIXA e dos bancários, desde o início da imunização no país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atendeu às solicitações e anunciou a inclusão da categoria bancária nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização contra covid-19 – PNI, na tarde de ontem (6). 

“Enfim, conseguimos ser incluídos nos grupos da vacinação prioritária, sobretudo, quando o governo prorrogou o auxílio emergencial por mais três meses. Valeu a pena todo o nosso trabalho coletivo de articulação com autoridades políticas e parlamentares com as entidades representativas de empregados da Caixa e da categoria bancária”, destacou. o presidente da APCEF/PE, Marconi Apolo que, desde o início da imunização no Brasil, cumpriu agenda nacional em prol da vacinação dos colegas.

Apesar da conquista, Marconi Apolo fez questão de enfatizar que “a decisão do Ministério da Saúde não representa um reconhecimento do esforço da categoria dos bancários da CAIXA, pois ela chegou tardiamente, após vários colegas serem derrotados na luta contra o COVID, desde o início do calendário de vacinação. Por outro lado, seremos gratos pelos colegas que não tinham uma previsão de vacinação e agora terão”.

 “É uma notícia muito importante, principalmente quando o Governo anuncia a prorrogação do Auxílio Emergencial. A gente sabe o quanto esse recurso é essencial para a população e com os bancários vacinados diminuem os riscos também para as pessoas que buscam atendimento presencial na Caixa”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

O Ministério da Saúde produzirá um parecer técnico para formalizar a inclusão da categoria até o final desta semana para, na próxima, encaminhar as doses às unidades de saúde conforme informações sobre a distribuição dos trabalhadores em cada estado.

A reunião contou com a presença de representantes dos bancários e dos trabalhadores dos Correios.

No início do mês passado, os bancários de Pernambuco chegaram a aprovar o estado de greve em assembleia geral por videoconferência pela vacinação da categoria.

Presidente da APCEF/PE se reuniu com diversas autoridades por vacinação aos empregados da CAIXA

            Logo que se iniciou a vacinação no Brasil, o presidente da APCEF/PE, Marconi Apolo, encampou diversas frentes, com lideranças de entidades associativas e sindicais da categoria bancária, em reuniões com governos municipais, estaduais e, inclusive, Ministério da Saúde, pela inclusão dos colegas da CAIXA no PNI, bem como Câmaras dos Vereadores, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.

Apenas para citar algumas ações, há pouco mais de um mês, Apolo se reuniu com Secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza, e com o vereador, Anderson Correia para tratar da demanda no município.

Em maio, a APCEF/PE apoio a campanha do dia de luto e de luta pela marca de 400 mil mortes por covid-19 no país, quando os empregados da CAIXA vestiram preto durante o expediente.

No mês de março, o presidente da APCEF/PE esteve reunido com a secretária de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Patrícia Ismael.

Também em março, se reuniu com o Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB/PE), que firmou compromisso em defender a vacinação da categoria no Congresso Nacional

Em fevereiro, Apolo se reuniu com o presidente da Associação de Municipalista de Pernambuco – AMUPE, José Patriota, em Recife.

Todas essas agendas locais o Presidente Marconi Apolo cumpriu juntamente com o Diretor Paulo Moretti, ex presidente da APCEF/PE.

Compartilhe