17/07/2020 20:10

Diretora da APCEF/PE é delegada da 22ª Conferência Nacional dos Bancários

undefined

A Diretora Social e Cultural da APCEF/PE, Susana Morais de França Medeiros, será uma das delegadas da 22ª Conferência Nacional dos Bancários que inicia hoje (6ª feira, 17). O evento reunirá a categoria de diversos bancos do Brasil, públicos e privados, por videoconferência.

A abertura solene terá transmissão online ao vivo às 18h20 pelo Facebook e Youtube da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - Contraf-CUT, e contará com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Maranhão, Flavio Dino, e do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos.

Amanhã (sábado, 18) as atividades serão retomadas às 9h, para elaboração da minuta de reivindicações da Campanha Nacional, a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, apuradas pela Consulta Nacional à categoria, debatidas e deliberadas pelas conferências estaduais e regionais, congressos e encontros de empregados de bancos públicos e privados.

A conferência é realizada pelo Comando Nacional dos Bancários que é coordenado pela presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

Negociações

Aprovada na conferência, a minuta de reivindicações será apresentada à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban. Em seguida, começam as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho - CCT da categoria. A atual vigora até 31 de agosto.

Segundo Juvandia, se as negociações não forem concluídas até o final de agosto, os bancários correrão o sério risco de ficarem descobertos dos vales-refeição e alimentação, auxílios educação, creche, babá e ter alteradas as regras da PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados, pois os direitos previstos na convenção vigente terão vencido. Além disso, a ultratividade dos ACT e CCT foi revogada na nova Consolidação das Leis de Trabalho – CLT e o artigo da Medida Provisória 936 que garantia a vigência dos Acordos durante a pandemia da Covid-19 foi vetado.

“É muito importante estarmos atentos e mobilizados para defendermos nossos direitos. Estamos prontos para defender nossos direitos, mas nossa força vem da mobilização de todos. Temos de nos unir ainda mais para realizarmos uma boa negociação”, concluiu Juvandia.

Veja a programação:

6ª feira (17)

18h – votação do regimento interno

18h20 – abertura solene

Sábado (18)

9h – Mesa 1 – Conjuntura econômica
9h50 – Mesa 2 – Conjuntura política e tributária
10h45 – Mesa 3 – O sistema financeiro
13h – Almoço
14h – Mesa 4 – Comunicação, organização e estratégia de atuação
15h – Mesa 5 – Aprovação da minuta, propostas, resoluções e moções

Compartilhe