01/06/2021 12:08

APCEF/PE apoia a campanha Junho Vermelho

undefined

Doar sangue é um ato voluntário e de solidariedade ao próximo, criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar à doação de sangue, um ato de amor que salva vidas, pois a cada bolsa coletada até outras três pessoas podem ser salvas. 
No Brasil, com o cenário crítico da pandemia do covid-19, os hemocentros enfrentam outro problema a falta de doação de sangue que se dá pelo distanciamento populacional devido o coronavírus.  
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, houve uma diminuição de 15% a 20% no total de doações de sangue, em comparação a 2019, essa baixa é a pior na história, o que influencia em diversos procedimentos hospitalares. 
A campanha da APCEF/PE se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo, inclusive Pernambuco, se vê acometido pela pandemia da COVID-19, que preconiza o isolamento social, dificultando ainda mais a doação de sangue espontânea. A consequência são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado.
Por esse motivo, a APCEF/PE busca o envolvimento de todos, visando não só aumentar o número de doações em junho, como intensificar a cultura da doação de sangue no estado para que o ato aconteça durante todo o ano.
Para realizar a sua doação, procure um hemocentro mais próximo da sua residência. Marque um horário, vá de máscara e passe álcool em gel nas mãos e braços. 
A APCEF/PE espera que a cultura da doação de sangue seja recorrente!

Compartilhe