17/07/2020 19:26

36º CONECEF define pauta e ações de reivindicações

undefined

 

A pauta de reivindicações para a campanha nacional dos bancários de 2020 e as ações estratégicas em defesa de seus direitos foram estabelecidas no 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal - Conecef pelos 265 delegados no último sábado (11).

O presidente da APCEF/PE, Marconi Apolo, foi um dos delegados indicados. Os eixos temáticos foram defesa da vida, saúde e direitos. Pleitos já reivindicados como a defesa da Caixa 100% pública e das estatais, Saúde Caixa a todos, defesa do estatuto da Funcef foram inclusos na pauta mais uma vez.

A pauta específica dos empregados da Caixa reivindica o fim do descomissionamento arbitrário, do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas – GDP e das metas na pandemia, acesso a todos e manutenção do atual modelo de custeio do Saúde Caixa, defesa do  Projeto de Decreto Legislativo - PDC 956/2018, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), que visa sustar os efeitos da Resolução CGPAR 23, que prejudica os usuários dos planos de assistência à saúde de autogestão das empresas públicas e estatais federais.

O Congresso também aprovou a defesa do estatuto da Funcef e a exigência de mais transparência na atual gestão da fundação.  

Outras deliberações importantes foram a manutenção da mesa única com negociações específicas simultâneas, busca por manutenção e ampliação de direitos com acordos bienais, e contratações de novos empregados com a prorrogação do cadastro de reserva do concurso de 2014.

Além disso, foi aprovado o apoio ao Projeto de Lei 2715/20 que prevê a suspensão das privatizações até um ano após o fim do estado de calamidade pública, decretado em março por conta da pandemia do novo coronavírus, de autoria dos deputados Enio Verri (PT/PR), Fernanda Melchionna (Psol/RS), Joênia Wapichana (Rede/RR) e Perpétua Almeida (PCdoB/AC).  O Congresso também defendeu a intensificação das atuações dos comitês estaduais e nacional em defesa das empresas públicas.

Referente à defesa dos bancos públicos, o Conecef ratificou a necessidade de continuar as campanhas em massa reforçando o papel social exercido no país e a proposta de se criar um conselho de usuários da Caixa como mecanismo de controle social da empresa.

Com o mote “A distância não nos limita”, esta edição foi realizada em 10 e 11 de julho, via online, devido à pandemia da Covid-19, mediada pelo diretor da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa - CEE/Caixa, Dionísio Reis, e pela secretária da Cultura e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro -Contraf-CUT nas negociações com o banco, Fabiana Uehara Proscholdt: “mobilização e unidade são os caminhos para defendermos a Caixa 100% Pública e nossos direitos,”defendeu.

 

A importância dos bancos públicos à recuperação do país em momento de crise foi tema da palestra de abertura com o economista e professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo. Três painéis subsidiaram os debates: Defesa da Democracia, das Empresas Públicas, Bancos Públicos e Caixa 100% Pública, com a participação do economista e escritor Eduardo Moreira; Saúde- com a médica sanitarista e pesquisadora em Saúde do Trabalhador, Maria Maeno; e Direitos com o advogado e ator, Caio Blanco.

Confira os painéis e debates no canal da Fenae no YouTube.  

 

Compartilhe